O que é etanol?

Por: Ananda Manica

O etanol é um álcool produzido através cereais e vegetais. No Brasil a cana-de-açúcar é usada para a produção do etanol, nos Estados Unidos e México é utilizado o milho.

Também é usado para fabricar bebidas alcoólicas como cerveja, aguardente, vinho e também combustíveis para automóveis. O etanol é limpo, sem cor e com odor agradável, quando diluído em água fica doce, e concentrado é combustível.

O que é etanol?

O uso de etanol gera benefícios como diminuição da poluição do ar e uso de combustível renovável, menos emissão de poluentes e possibilidade de dois tipos de combustíveis.

No Brasil auxilia na geração de empregos principalmente no nordeste, onde há maior produção da cana.

Os principais processos para fabricação do etanol são: a fermentação de carboidratos, a hidratação do etileno ou do acetileno. Até 1930, o etanol era preparado somente por fermentação, atualmente nos EUA grande parte é produzido através da hidratação do etileno.

Quando uma pessoa ingere uma bebida alcoólica, o etanol é absorvido no intestino delgado e em seguida pelo restante do corpo. Como é uma substância tóxica o organismo elimina logo após ser consumido.

O Brasil é considerado o segundo maior produtor deste combustível no mundo. Em 2008 a produção foi de 24,5 bilhões.

O etanol começou a ser utilizado no Brasil entre 1920 e 1930. Somente em 1970 em função da crise do petróleo foi mais utilizado. Nos dias de hoje o etanol é usado pois há uma maior preocupação com o meio ambiente.

A partir de janeiro de 2012, o Brasil voltou a exportar o etanol para EUA depois de 30 anos. Isto aconteceu graças aos benefícios da cana-de-açúcar. O Brasil e Estados Unidos representam 80% do etanol produzido no mundo, agora trabalhando juntos prendem derrubar as tarifas.

Deixe uma resposta