Tecnologia e Internet

O que é Ethernet?

“Ethetnet é o protocolo de comunicação que permite a interconexão de redes locais”.

Ethernet é um protocolo de comunicação padrão que é incorporado em dispositivos de hardware e software e se destinam a construção de uma rede local (LAN). O padrão ethernet foi projetado por “Bob Metcalfe” em 1973, através de esforços conjuntos de empresas como a Digital, Intel e Xerox. Ethernet se tornou o modelo padrão de LAN em todo o mundo.

Publicidade

Componentes de uma rede local

Uma rede local (LAN) consiste nos seguintes componentes:

• Dois ou mais computadores que serão ligados entre si ou em rede;
• Uma placa de rede (hardware) em cada computador;
• Um cabo ethernet para conectar-se em cada computador;
• Um switch ou hub para o tráfego da rede;
• Um software que gerencie a rede.

Publicidade

A placa de rede é instalada em cada computador e a cada um será atribuído um endereço exclusivo. O cabo ethernet vai de cada placa de rede para um hub ou switch que receberão os pacotes e direcionarão através da rede local. Este tipo de rede cria um sistema de comunicação entre todos os computadores, permitindo que se compartilhem não só os dados, mas também recursos como impressoras, aparelhos de fax e scanner.

A rede sem fio

Este tipo de rede também pode ser sem fio. Para isso, ao invés de usar um cabo para conexão entre os computadores, as placas de redes sem fio usam ondas de rádios para a comunicação com o roteador sem fio. Em vez do uso das portas ethernet, dos switchs, placas de redes convencionais e cabos, a rede wireless se resume a uma pequena antena. A rede wireless pode até ser mais confortável de serem utilizadas, mas requerem uma atenção maior em alguns quesitos, principalmente no que se refere à segurança.

Tecnologias alternativas

Além dessas tecnologias de rede já vistas, outra muito conhecida é a “Token Ring”, protocolo criado pelo IBM e a “Asynchronous Transfer Mode (ATM)”, que permitem que dispositivos de longa distância sejam conectados e se comportem como uma rede local. Entretanto, para uma rede de baixo custo localizada em um único prédio, a ethernet é o padrão mais confiável, pois possui um histórico sólido, com mais de três décadas e que proporcionam ambientes com rede confiáveis.

A padronização oficial

A padronização do protocolo ethernet é a IEEE 802.3. O IEEE (Instituto de Engenheiros Elétricos e Eletrônicos) propôs um grupo de trabalho em fevereiro de 1980 para padronizar todos os protocolos de rede, nomeando todos os protocolos existentes, inclusive o ethernet.

Publicidade

Deixe uma resposta