O que é Ética e Moral?

Por: hiper

Para quem não sabe o que é Ética e Moral, inicio dizendo que são duas coisas distintas, ou seja, cada palavra possui seu significado. Sendo importante saber diferenciá-las. Se atualmente buscássemos os conceitos de ética e moral em qualquer dicionário, encontraríamos mais ou menos as seguintes definições: “ética é a parte da filosofia que trata dos fundamentos da moral” e “moral é a ciência dos costumes”.

O que é Ética e Moral?

Quando nas relações cotidianas entre os indivíduos surgem problemas como, “devo cumprir a promessa X que fiz ontem ao meu amigo Y, embora hoje perceba que o cumprimento me causará certos prejuízos?” ou “devo dizer sempre a verdade ou há momentos em que posso mentir?”, trata-se de problemas que não diz respeito somente a uma pessoa, mas também as demais envolvidas no assunto em questão, podendo assim, sofrer conseqüências desta decisão. Então, pode-se afirmar que o homem age moralmente e demonstra em seus comportamentos formas diferenciando-o das demais configurações de conduta humana. Esses comportamentos são julgados de acordo com normas estabelecidas.

Se a ética é a ciência que trata dos fundamentos da moral, isso tudo nada mais é, que uma representação do comportamento humano.

Deixe uma resposta