O que é Ética?

Por: hiper

A palavra ética advém de uma palavra grega (ethos) que significa algo como o jeito de ser do individuo. Ou seja, o conjunto de valores que rege a vida de determinada pessoa, a forma como ela se porta em sociedade. A ética também pode funcionar como um algo que equilibra a vida em sociedade, algo que contribui para que todos convivam em paz e que ninguém prejudique o próximo, uma vez que isso é eticamente errado.

O que é Ética?

A ética não é um tipo de lei, mas, pode ser atrelada ao sentido de justiça social. A ética, porém, varia de povo para povo, pois, em cada lugar as pessoas vivem numa sociedade diferente, com valores e vivências distintas. Assim podemos entender que cada povo possui sua própria ética. Os indivíduos também têm sua própria ética, isso por que cada qual possui uma vida completamente diversa do outro.

Um bom exemplo desta situação são as diferenças de pensamento entre os fiéis de diferentes Igrejas, cada um possui o seu conjunto de valores e o que parece bom para um pode não parecer tão agradável para o outro.

Outro exemplo são os testes científicos feitos com animais, para algumas culturas isso não é ético e para outras é bem comum.

O importante mesmo é ter um elemento de ética em comum, respeitar os valores de todos.

Deixe uma resposta