Ciência e Matemática

O que é Eutrofização?

Eutrofização nada mais é do que um fenômeno que ocorre em corpos d´água quando há excesso de nutrientes no mesmo, na maioria das vezes causados devido as ações humanas.

Publicidade

Os nutrientes em excesso existentes em corpos d´água, são na maior parte das vezes Fósforo e Nitrogênio, trazidos através de esgotos domésticos, esgotos industriais, fertilizantes agrícolas e etc. Quando esses nutrientes estão em excesso em um corpo hídrico eles auxiliam no crescimento de vegetais do local, tornando-o excessivo causando assim um desequilíbrio, pois como há uma quantidade muito grande de matéria orgânica a ser decomposta os seres vivos existentes no local, como os peixes, passam a competir pelo oxigênio disponível.

Quando não há controle de eutrofização, controle de quantidade de efluentes despejados em um corpo hídrico, o local pode se tornar inapropriado para o abastecimento ,produção de energia e também para atividades de recreação.

Publicidade

Quando um determinado corpo hídrico está eutrofizado há também o problema referente a quantidade de agentes decompositores, como eles estão elevados também interferem na qualidade da água, pois aumenta-se o numero de bactérias que atuam na decomposição de matéria morta e essas bactérias muitas vezes acabam liberando toxinas extremamente nocivas ao ambiente comprometendo todo o ecossistema em questão.

Vários peixes acabam morrendo devido a este problema, e também plantas que sofrem e morrem também devido a falta de oxigênio e consequentemente falta de luz para realização da fotossíntese, com o crescimento excessivo de algas torna-se difícil a passagem de luz pelo corpo hídrico.

Publicidade

Deixe uma resposta