Curiosidades

O que é Exame Psicotécnico?

Teste aplicado na seleção de candidatos para concursos públicos é um assunto polêmico e atual.

O Exame Psicotécnico é um exame realizado para avaliar a personalidade. Geralmente este teste é utilizado em concursos públicos e exames de direção, mas também para candidatos a emprego. Somente um psicólogo ou um estagiário com a supervisão de um profissional pode realizar este exame.

Publicidade

O primeiro teste de inteligência os chamados teste de QI, surgiram no século XX através de Alfred Binet e foram utilizados em 1904. O objetivo dos testes eram realizar diagnosticar deficiências em indivíduos. Em 1906 os exames foram aperfeiçoados por Lewis Madison e em 1916 começaram a ser utilizados para recrutamento e seleção de pessoas nas empresas.

A realização do exame pode ser feita através de traços e desenhos como linhas, retas paralelas, círculos, zigue-zagues, casas, pessoas. Através disso é possível analisar a coordenação motora, a capacidade de observação, de espaço e o corpo humano.

Publicidade

Também pode ser realizada através de entrevista onde é observada a vida do candidato e este exame é chamado de “Anamnese”. Então é possível avaliar o caráter das pessoas e se a mesma não possui algum problema como Impulsividade, Emotividade, Bipolaridade e que atrapalhar no desempenho do cargo oferecido. O psicólogo também observa os movimentos corporais, tom de voz, gagueira, troca de letras e outros fatores que podem interferir na vida profissional.

Outra forma de realização do teste é a dinâmica de grupo. No caso de concurso público, quando o candidato não passa no exame psicotécnico pode solicitar novo teste, uma entrevista chamada de Devolutiva. Este procedimento é realizado apenas para amenizar a frustração em relação ao resultado negativo e não é uma garantia que a pessoa possa conseguir a vaga.

O candidato ao realizar o teste deve ter calma e seguir todas as instruções indicadas, perguntar caso tenha alguma dúvida. Estes testes têm um tempo limite menor então se o candidato não conseguir acabar a tempo é considerado normal, pois o que realmente vai ser avaliado é se respondeu corretamente.

Um assunto polêmico e atual é a exigência de testes psicotécnicos em concursos. Isso porque a imprensa divulga casos de violência policial onde há um descontrole do profissional. No Estado do Rio é uma exigência a avaliação psicológica para ingressar na carreira, mas há quem seja contra e questionam a respeito do candidato poder recorrer ao resultado.

Existe uma Súmula 686 do STF que diz “Só por lei se pode sujeitar a exame psicotécnico a habilitação de candidato a cargo público.”

Publicidade

Deixe uma resposta