Saúde e Bem Estar

O que é Exaustão Muscular?

Exaustão Muscular é a repetição de exercícios físicos até o cansaço ou exaustão, provocando dor e sensação de fraqueza. Esta fadiga provoca o bloqueio do impulso nervoso, causando perda dos reflexos e equilíbrio.

Publicidade

Quando surgem as dores ou lesões musculares, é o sinal que o organismo emite de que a pessoa passou do seus limites na hora de se exercitar. Isto acontece muitas vezes com atletas que precisam treinar para competições, mas também com pessoas comuns que preocupam-se demais com a aparência.

Outra causa para ocorrer a exaustão muscular é uma dieta pobre em açúcar, baixo percentual de gorduras e pouco líquido.

Publicidade

A prevenção é uma alimentação equilibrada, limite no momento de praticar execícios, ter um intervalo de dois dias de repouso durante a semana.

Para o tratamento deve-se usar bolsas de água quente e massagem para o relaxamento muscular. Antes de iniciar qualquer atividade física consultar professores, fisioterapeutas e nutricionistas. Estes profissionais vão orientar no sentido de não cometer exageros e seguir uma alimentação adequada.

Já a fadiga crônica é uma síndrome ou um conjunto de sintomas, que evolui lentamente para um cansaço ou exaustão, apresentando por um período de seis meses alguns dos sintomas como alterações no sono, depressão, dores, distúrbios intestinais, febre leve, dor de garganta, gânglios inflamados e dolorosos, comprometimento substancial da memória recente ou da concentração.

Não existe previsão para a duração da doença que pode desaparecer em pouco mais de seis meses, mas pode durar anos ou persistir pelo resto da vida. No tratamento pode ser usado anti-inflamatórios para as dores musculares ou articulares; drogas antidepressivas podem melhorar a qualidade do sono.

Publicidade

Deixe uma resposta