Tecnologia e Internet

O que é Facebook?

Saiba o que é o Facebook e entenda porque ele virou uma das ferramentas mais importantes de relacionamento nas redes sociais da atualidade.

O Facebook foi lançado em Fevereiro de 2004 e nos últimos anos tornou-se uma das mais importantes ferramentas de relacionamento nas redes sociais.

Publicidade

O Facebook foi fundado por Mark Zuckerberg e por seus colegas de quarto da faculdade Eduardo Saverin, Dustin Moskovitz e Chris Hughes. Hoje em dia, de acordo com Chris Hughes, porta-voz do Facebook, as pessoas gastam em média 19 minutos por dia no Facebook.

O sucesso desta ferramenta nas redes sociais está nas suas funcionalidades e no seu design de interface altamente amigável, até para os mais leigos de uso de internet.

Publicidade

O Mural do Facebook é um espaço na página de perfil do usuário que permite que ele poste mensagens para que as pessoas que tem o perfil dele adicionado possam ver. Com o surgimento dos memes e de imagens de impacto para compartilhamento, virou prática comum citar ou linkar amigos em alguma mensagem no seu mural, fazendo-se com que os comentários se transformem em animadas conversas, conforme o grau de interação entre as pessoas que visualizarem a sua publicação.

O botão de curtir também é uma das ferramentas mais utilizadas dentro do Facebook, servindo para você dizer se gostou de uma publicação, de um status ou comentário.

Outra ferramenta muito usada é o recurso “cutucar”. Basicamente você escolhe uma pessoa para “cutucar” e ela pode te “cutucar” de volta, aparecendo essa notificação no seu mural. O mais engraçado é que esse ato não tem lógica nenhuma, uma vez que cutucar é um ato que exige contato físico. Porém, as pessoas gostam bastante de usar esse recurso no Facebook, dizendo que é uma forma de lembrar uma pessoa que ela é muito querida. O “cutucar” do Facebook também é muito utilizado para um início de paquera na web.

O Facebook também é um ótimo organizador de relacionamentos interpessoais. Através dele você pode conferir os aniversários dos seus amigos e dar-lhes parabéns e também ser convidado para eventos, podendo deixar tudo programado e combinado por ali mesmo.

Atualmente o Facebook ampliou sua plataforma de publicidade através do Facebook Ads, um tipo de anúncio muito parecido com o link patrocinado do Google. Através do Facebook Ads é possível aumentar o número de pessoas que curtem a fan page de uma empresa específica ou, ainda, aumentar o número de acessos do site do cliente através de anúncios segmentados dentro do Facebook.

Publicidade

Deixe uma resposta