Artes e Cultura

O que é Fanzine?

Um fanzine se trata basicamente de uma abreviação e posterior aglutinação das palavras fanatic magazine. Significa algo como um fanático por revistas, seria a revista que é editada por um fã. É um tipo de publicação mais despretensiosa que foi criada de forma independente por uma pessoa que gosta de revistas e desejava fazer a sua.

Publicidade

A sofisticação da publicação vai depender do poder de investimento que o editor possui, ou seja, como será impressa essa revista e a qualidade gráfica que apresenta está subordinada as condições do editor. Com a internet se tornou possível criar trabalhos mais bonitos graficamente que são distribuídos através da rede, assim os fanzines podem passar a ter cores.

Em geral um fanzine diz respeito a uma revista de história em quadrinhos, mas também pode ter outros significados como uma revista de opinião, por exemplo. Existem diversos fanzines que tem como principal característica a postura política. Não se deve ter a ideia equivocada que se trata de um material destinado apenas aos mais jovens, pois pelo fato de se dirigir a diversos assuntos pode ser interessante para os mais variados públicos.

Publicidade

Para as pessoas que gostam de quadrinhos e desejam se dedicar a essa arte os fanzines se mostram uma boa oportunidade de mostrar o seu trabalho. O mais interessante desse tipo de trabalho é a democratização que exerce por que apenas com uma folha, uma caneta e uma máquina de xérox é possível criar um fanzine para que outras pessoas conheçam as suas histórias.

Publicidade

Deixe uma resposta