Saúde e Bem Estar

O que é Faringite?

Faringite nada mais é do que a inflamação da faringe, que é causada por vírus e também certas vezes por bactérias. Grande parte das vezes ela ocorre devido às variações de temperaturas que resultam em gripes resfriados e até por doenças sexualmente transmissíveis.

Publicidade

Os principais sintomas da Faringite são dor de garganta e dor na hora de engolir. Quando a faringite é de origem bacteriológica prescrevem-se antibióticos para o tratamento. Quando ela é derivada de alguma infecção estreptocócica o médico indica o uso da penicilina ou outro antibiótico caso haja alergia do indivíduo em relação à penicilina. As pastilhas ou analgésicos ajudam a aliviar a dor na garganta, porém não acabam com o problema. Quando a Faringite é de origem viral o indivíduo não apresenta febre alta, já no caso de faringite bacteriana há presença de febre mais moderada.

Quando o processo inflamatório é brusco, dura apenas alguns dias a faringite é diagnosticada como aguda, porém quando ela se prolonga por vários dias, semanas ou até meses é conhecida como Faringite Crônica.

Publicidade

Para que a faringite seja diagnosticada é necessário que se observe a garganta e analise os sintomas. A Faringite viral como melhora em alguns dias o médico receita apenas um antitérmico ou um analgésico.

Para prevenir esta inflamação deve-se evitar a ingestão excessiva de bebidas alcoólicas; evitar o contato direto com pessoas que estão com faringite; umidificar o ar se ele estiver excessivamente seco; evitar a permanência em locais muito poluídos; evitar o contato da boca ou do nariz em bebedouros e telefones públicos.

Publicidade

Deixe uma resposta