O que é Farmacologia?

Por: Ananda Manica

A farmacologia é uma ciência que trata da ação de medicamentos e diversos produtos químicos sobre pessoas e animais. Esta ciência difere da farmácia, pois esta ocupa de preparar e misturar os medicamentos de ação conhecida.

O que é Farmacologia?

Nos últimos anos a farmacologia adquiriu grande importância, não apenas para os médicos e droguistas, como também para biólogos investigadores que pesquisam e buscam produtos novos.

Diversos bioquímicos do século XIX auxiliaram na construção desta ciência que estuda a ação das drogas. Porém, até o século passado era desconhecida a forma pela qual as drogas curavam, nem a biologia e a química estavam bem desenvolvidas.

Existem quatro ramos da farmacologia, que são:

Farmacodinâmica: este ramo se ocupa das reações que os produtos químicos causam no organismo humano ou como eles reagem em animais de laboratório antes de serem aplicados ao homem.

Quimioterapia: este ramo inclui dois estudos, os estudos de como as drogas químicas podem destruir os germes invasores, e como restaurar a saúde normal dos órgãos e das glândulas que sofrem desequilíbrios. Os antibióticos são drogas que a quimioterapia utiliza para combater diversas doenças que são provocadas pela ação de bactérias. Existem antibióticos que não agem diretamente contra os germes, porém agem indiretamente, estimulando células do corpo a lutarem contra eles. Existem aqueles que agem em ambas as formas.

Farmacologia clínica: é praticada por médicos investigadores em hospitais clínicos. Na clínica o investigador experimenta se as doses receitadas em quantidade isenta de perigo, curam ou aliviam a doença que se está buscando tratamento.

Toxicologia: este ramo da ciência das drogas estuda a ação dos produtos químicos, especialmente aqueles denominados tóxicos, sobre os seres vivos. Este estudo implica na investigação de antídotos e outras formas de se prevenir ou de tratar males que são causados devido à ação de venenos.

Um comentário

  1. eduarda
    16 de dezembro de 2013

    ainda bem,por que eu não sabia o que era farmacologia

Deixe uma resposta