Artes e Cultura

O que é Fauno?

Fauno é um personagem da mitologia romana. Ele foi rei da Itália e inventou a flauta, também ensinou a agricultura e a pecuária para as pessoas que viviam ao seu redor. Por este motivo ficou conhecido como o Deus dos rebanhos e pastores. No latim significa Faunus, “favorável” ou Fatuus, “destino.

Publicidade

No início significava três figuras, Fauno, rei mítico do Lácio, era deus e imortal, Faunos que eram criaturas que possuíam um corpo meio humano, meio de bode, estes eram mortais e Fauno, um marinheiro que se apaixonado por Safo, conquistou Afrodite com sua beleza e sedução.

Em pinturas e esculturas o Fauno aparece como um homem que usa barba, com uma coroa de folhas sobre a cabeça e com peles de cabras. As orelhas eram pontudas, apresentava chifres curtos e uma cauda. Seguia Pã, deus dos campos e das florestas, e Baco, deus do vinho. Para ele o pinheiro e a oliveira selvagem eram sagrados.

Publicidade

Tinha o dom de profecia, acredita-se que se ouvia a sua voz na floresta da Arsia na noite da batalha dos Etruscos.

Os romanos tratavam os faunos e sátiros como sinônimos, porém, os sátiros eram um pouco mais humano, de qualquer forma possuíam algumas características animais com cauda e orelhas de asno.

Algumas dizem que Fauna ou Bona Dea era a filha do rei, outros dizem que Fauna era sua esposa. Existe uma gruta mitológica, onde a Loba de Marte alimentou os gêmeos Rômulo e Remo também chamada de Lupercal que era o mesmo lugar de adoração a Fauno. Nesta local eram realizados cultos ao deus Luperco, ou Fauno, realizadas sempre no dia 15 de fevereiro. O Ministro da Cultura italiano, Francesco Rutelli, divulgou este santuário em 2007.

Fica a dúvida se os faunos eram realidade, mas não devemos duvidar também, pois a mitologia mescla fatos e lendas.

Publicidade

Deixe uma resposta