Saúde e Bem Estar

O que é Febre Amarela?

A febre amarela é uma doença causada pelo vírus flavivírus (vírus da febre amarela), cujos hospedeiros são os primatas não humanos (macacos). Essa doença é transmitida por mosquitos que picaram pessoas já contaminadas, e quando pessoas não imunizadas acabam adentrando em áreas de transmissão onde existe a presença dos mosquitos elas também são infectadas.

Publicidade

Esta doença possui esse nome devido a cor a qual a pele da pessoa fica após adquirir a doença, e quando a doença atinge a corrente sanguínea até os olhos adquirem esta coloração. A febre amarela permanece no corpo do infectado por cerca de duas semanas, e quando não é tratado acaba ocorrendo à morte.

Há uma vacina para evitar esse contágio, que foi inventada em 1937 por um médico chamado Max Theiler. É recomendado que se tome esta vacina antes de realizar certas viagens, como para o centro oeste e norte do Brasil e também para outros países. É importante sempre antes de viajar, realizar uma pesquisa para saber se o local da visita existe a incidência da Febre amarela, para que se tome os devidos cuidados e para que a vacina seja feita.

Publicidade

Em algumas pessoas a doença não manifesta sintomas, porém em outras há febres, náuseas, dores de cabeça, dores nos músculos, podendo ocorrer até hemorragias e etc. A doença é diagnosticada através dos sintomas e de exames realizados.

Quando diagnosticada a doença, deve se ter muito cuidado, pois não há tratamento especifico para a mesma, portanto o tratamento e focado apenas no controle dos sintomas e na prevenção das complicações que podem acabar surgindo. Boa alimentação, repouso, ingestão de grande quantidade de água, e outros cuidados básicos são muito importantes.

O uso de aspirina e de outras medicações que contém acetilsalicílico deve ser evitado, assim como na dengue.

Publicidade

Deixe uma resposta