O que é Fermento Químico?

Por: Marillyn Damazio

Um dos ingredientes mais constantes nas receitas de bolos é o Fermento Químico, mas muitas pessoas não sabem exatamente o que é esse tipo de fermento e no que ele se diferencia do Fermento Biológico. Veja o que é Fermento Químico e tire as duas dúvidas.

O que é Fermento Químico?

O Fermento Químico é o mais indicado para fazer bolos, biscoitos e waffles, a sua constituição é basicamente de Bicabornato de Sódio e ácidos orgânicos. A forma de interação desse fermento com o restante dos ingredientes se dá através da umidade, que pode ser tanto da água ou mesmo do leite que é tão usado para fazer esses doces.

A grande diferença entre o Fermento Químico e o Fermento Biológico é fato de que o segundo é composto de microrganismos vivos que são fungos e leveduras. O Fermento Biológico é mais indicado para fazer pães, pizzas e similares por que é nesse tipo de massa que esses microrganismos se reproduzem e conseguem atingir o seu objetivo.

Outro contraponto entre os dois tipos de fermento é que o Biológico é natural e sua descoberta é atribuída ao descuido de um egípcio que esqueceu de colocar uma massa de trigo e água no fogo e quando se lembrou descobriu uma massa fermentada pelos microrganismos e que estava maior e mais fofa. Já o Fermento Químico é uma invenção do homem não sendo fazendo uma fermentação natural. A sua invenção é atribuída a químicos do século XIX que descobriram o que era e como funcionava o Fermento Biológico e reproduziram a ideia no outro fermento com outros agentes.

Deixe uma resposta