Curiosidades

O que é Fermento?

O fermento nada mais é do que um organismo de origem vegetal, ou seja, um fungo da classe dos Ascomicetos, que possui a capacidade de transformar açúcar e amido, produzindo o álcool e o anidrido carbônico. O fermento é bastante utilizado na preparação de pães, bolos e também de bebidas alcoólicas. É um ser unicelular e sua forma e oval. Esses fungos realizam a reprodução de forma assexuada, formando uma célula fértil que é denominada zigoto. Este zigoto se subdivide formando quatro esporos, que se desprendem do asco que é onde formam e se espalham no ar, se forem carregados pelo vento só irão reproduzir ao encontrarem um meio adequado.

Publicidade

O fermento silvestre fica no solo durante todo o inverno, e na primavera ele é transportado através do vento e dos insetos. Em sua fase de descanso, denominada vida latente, ele pode suportar a desidratação e também ao frio, porém, morre quando a temperatura atinge 100ºC.

Este organismo vegetal foi descoberto 2.000 anos a.C, porém só foi estudado de forma cientifica com o surgimento da teórica celular. Ele reproduz um processo denominado gemação, e se cultivado em alimentos que contém açúcar ou o amigo em abundância, e a temperatura for entre 25 e 30ºC, a cada 20 ou 30 minutos podem formar-se novas células. Quando ele liberando enzimas, ataca os açucares e o amigo, o faz com reação exotérmica, ou seja, com desprendimento de calor. Este calor é utilizado pelas células no seu processo de crescimento e desenvolvimento, que é denominado fermentação.

Publicidade

A moderna produção comercial de fermentos inclui o cultivo cuidadoso de tipos especiais de certas classes de fermentos tais como o Saccharomyces serevisiae. Os fermentos que são utilizados em padarias desprendem uma grande quantidade de gás carbônico, produzindo apenas 4 a 5% de álcool em sua fermentação; ao passo que os tipos de fermentos que são utilizados na fermentação de licores, desenvolvem-se nas seivas das plantas, rendendo de 14 a 17% de álcool.

Publicidade

Deixe uma resposta