O que é Ferro?

Por: Ananda Manica

O Ferro é um metal de cor branco-acinzentada que se encontra na crosta da Terra. Seu símbolo é Fe, o número atômico é 26 e o peso atômico é 55,847. Raramente o ferro pode ser encontrado em seu estado puro na natureza, a não ser em algumas rochas de origem ígnea e nos meteoritos. Entretanto, combinado com outras substâncias, apresenta-se em vários minérios.

O que é Ferro?

Nas plantas e nos animais, aparecem compostos de ferro que são necessários a vida. O homem primitivo começou a usar o ferro principalmente para fabricar ferramentas e armas. Não foi o primeiro metal utilizado para essas finalidades. Era mais fácil a fundição e o trabalho do cobre para usá-lo em ligas, como o bronze. Parece que os egípcios foram os primeiros a fazer uso do ferro em larga escala.

Os compostos de ferro mais comuns apresentam-se em dois tipos de óxidos: hematita e magnetita. Há também, outro óxido – chamado ferroso, porém este último não é encontrado na natureza, mas pode ser produzido artificialmente. A hematita é composta de cristais cinza-escuros ou negros e, geralmente, se encontra em sua forma hidratada, que recebe o nome de limonita. A magnetita é uma substância preta, dura e fortemente magnética.

O ferro apresenta 4 isótopos. Pode formar óxidos, hidróxidos, nitratos, fosfatos, sulfatos e sulfuretos. O minério de ferro, antes de fundir-se, pode ser melhorado por processo chamado enriquecimento. A depuração, o trituramento, a oxidação e a redução pelo calor podem elevar sua qualidade.

Conduzido para os estabelecimentos siderúrgicos, o minério fundido nos chamados alto-fornos, ou fornos de fundição. Esses fornos devem ser carregados com quantidades proporcionais de minério, carvão e pedra calcária. A mistura recebe ar pelo fundo do forno, para que uma combinação com o carvão resulte na formação de monóxido de carbono que é um excelente agente redutor e ataca facilmente o composto de ferro.

Deixe uma resposta