Curiosidades

O que é Festa da Uva?

Festa da Uva é uma comemoração da cultura italiana e da uva, realizada a cada dois anos na cidade de Caxias do Sul.

Publicidade

Em 1875 chegaram ao Rio Grande do Sul as primeiras famílias de imigrantes que vieram do Norte da Itália. Os italianos fugiram da miséria de seu país e receberam terras na Encosta Superior do Nordeste do Rio Grande do Sul e com o tempo tornaram-se proprietários da mesma. Eles trouxeram as mudas de videiras e com isso desenvolveram a viticultura.

Com o avanço do setor vinícola, surgiu em 7 de março de 1931 a primeira Festa da Uva que durou somente 1 dia, no centro da cidade.

Publicidade

Já no ano de 1932, foi organizado o primeiro desfile de carros alegóricos e em 1933 foi realizado o concurso da escolha da rainha da Festa da Uva.

Em 1950 foi construído o primeiro pavilhão da Festa da Uva, onde hoje se encontra a Prefeitura Municipal. Em 1965 a festa foi considerada o maior evento em toda a América do Sul, sendo visitada por cerca de 300 mil pessoas.

Em 1972, a Festa da Uva foi transmitida para todo Brasil, inaugurando as transmissões em cores.

O pavilhão atual foi construído em 15 de fevereiro de 1975. Em 1978 foi feita uma pequena réplica da primeira colônia. Em 2004 foi inaugurado o Monumento Jesus Terceiro Milênio, de autoria de Bruno Segalla, e o Memorial Atelier Zambelli.

Neste mês de fevereiro a Festa da Uva completou 80 anos. Neste tempo ela foi muito importância para o desenvolvimento regional e também de todo o país. A edição deste ano acontecerá de 16 de fevereiro a 04 de março, com várias atrações entre elas o show de Zéze di Camargo & Luciano.

Publicidade

Deixe uma resposta