Artes e Cultura

O que é Festa do Divino?

Festa do Divino é uma comemoração em homenagem a descida do Espírito Santo sobre os doze apóstolos. É realizada sete semanas depois do Domingo de Páscoa, no dia de Pentecostes.

Publicidade

Esta festa surgiu em Portugal no século 14, criada pela rainha Isabel em comemoração a construção da igreja do Espírito Santo. No Brasil a festa iniciou nos séculos 17 e 18.

Antigamente a Festa do Divino acontecia no Império do Divino, onde era montado um assento para o Imperador. Era escolhido uma criança ou adulto que tinha poder e podia libertar até alguns presos comuns.

Publicidade

Para arrecadar fundos para a festa os fiéis passavam de casa em casa para solicitar donativos. . Nestas visitas eles levavam a Bandeira do Divino, onde aparecia uma Pomba representando o Espírito Santo. A bandeira é sempre na cor vermelha e algumas apresentam o Divino sobre raios que significam os Dons. Geralmente o próprio fiel participa dos preparativo e fazem a bandeira. A festa durava semanas ou até meses.

Atualmente ela é realizada em vários estados. Em Goiás é realizada cavalhadas, novenas, missas e procissões. No Maranhão participam da festa 100 mil pessoas. Há também apresentações teatrais sobre o Brasil colonial, missas e cortejo.

Em outras localidades fazem novenas, baile, procissão, apresentações artísticas e a missa matinal.

A festa foi inspirada numa canção de Ivan Lins chamada “Bandeira do Divino”. A música é baseada em modas de viola do interior de São Paulo, também apresenta muita religiosidade e fé.

Na Bahia a festa já tem 200 anos. A festa tem carros alegóricos que são confeccionados pela comunidade. As pessoas enfeitam as casas para receber a bandeira e ainda arrecadam donativos.

Publicidade

Deixe uma resposta