Entretenimento e Música

O que é festa Junina?

Quase toda criança já foi ou terá que ir numa festa junina organizada pela escola. Essas festas fazem parte do calendário escolar e também do calendário do brasileiro não importa que idade tenha. Mas, para quem ainda não participou de um arraiá vamos explicar o que é uma festa junina.

Publicidade


E se você pensa que festa junina é coisa só do Brasil está muito enganado, pois, essas festas são celebrações para santos populares e por isso mesmo são presentes em diversos países e culturas pelo mundo. Antigamente havia uma festa pagã realizada para o solstício de verão, acontecia no dia 24 de junho. Foi na Idade na Média que a Igreja Católica tornou a data e a festa o dia de São João.

E se para nós o ano não é mesmo sem todos os preparativos da festa caipira em outros países, principalmente, no norte da Europa essa festa é um grande acontecimento. Numa festa junina tradicional é possível encontrar fogueira, danças (a famosa quadrilha), bandeirinhas e diversos toques regionais que tornam a festança mais divertida.

Publicidade

Os responsáveis pela festa junina ser tão importante em nossa cultura são os portugueses que trouxeram a festa, que para eles é a festa de Santos Populares, para o Brasil. O mais divertido disso tudo é que as festas de São João realizadas ao redor do mundo não diferem tanto da nossa. Na Europa, por exemplo, há fogueira e casamento encenado. Uma parte peculiar e muito divertida da cultura católica não deixe de ir em pelo menos uma festa dessas na vida.

Publicidade

Deixe uma resposta