Saúde e Bem Estar

O que é Fibromialgia?

A Fibromialgia é uma doença que causa dores musculares crônicas e em geral atinge bem mais as mulheres. Porém, é interessante saber mais sobre essa doença, o que é Fibromialgia e como ela se manifesta.

Publicidade

A característica principal da Fibromialgia são as dores musculares crônicas que atingem o corpo como todo, braços, pernas, ombros, rosto, nádegas e outros pontos quando pressionados. Mas, os sintomas da Fibromialgia não param por aí por que também traz um cansaço excessivo, dormência principalmente nas mãos e pés, falta de energia, câimbras nas pernas e rigidez muscular.

Esses sintomas citados acima são os mais convencionais da Fibromialgia, mas também pode haver infecção urinária, depressão, irregularidades no ciclo menstrual e sensibilidade no sono.

Publicidade

As causas da Fibromialgia não são conhecidas, mas grande parte da comunidade médica atribui a causa da doença aos hormônios. Talvez por isso grande parte das vítimas da Fibromialgia sejam mulheres na faixa etária entre 20 e 50 anos, representam 80% dos casos. Não existe cura para essa doença e por isso deve ser encarada como uma condição clínica.

O tratamento da Fibromialgia se dá através de medicamentos para controlar as dores físicas como, por exemplo, analgésicos e relaxantes musculares. As massagens também podem ser muito boas na hora de aliviar as dores do corpo. Uma das necessidades para quem sofre de Fibromialgia é não fazer esforço repetitivo e não ficar muito tempo sentado.

A Fibromialgia também exige acompanhamento emocional por que pode deixar o paciente deprimido, é uma forma de aprender a conviver com as dores.

Publicidade

Deixe uma resposta