Saúde e Bem Estar

O que é Fígado?

O fígado é considerado a maior glândula do corpo humano, possui um tecido macio e sua coloração é vermelho pardo. Em uma pessoa adulta chega a pesar até 1.500 gramas, e localiza-se debaixo do diafragma, no lado direito da caixa abdominal. Possui quatro lóbulos e ao seu lado está localizada a vesícula biliar.

Publicidade

É através do fígado que circula uma grande quantidade de sangue, que traz parte das substâncias digeridas pelo organismo, isto é, produtos da decomposição de proteínas e hidratos de carbono que a glândula transforma e armazena em parte, para distribuí-los posteriormente por todo o corpo, através do sangue, de acordo com as necessidades de cada órgão.

O fígado é uma glândula digestiva, porém serve ao corpo de muitas e diferentes maneiras, sendo absolutamente necessária a vida. As suas três principais funções são: produzir bílis; acumular e também distribuir os hidratos de carbono em forma de glicogênio e transformar em uréia todos os resíduos das proteínas.

Publicidade

As substâncias dos glóbulos vermelhos mortos são absorvidas pelo fígado e utilizadas para a formação da bílis, que é um líquido verde pardo. A bílis circula pelo fígado através de pequenos vasos, os capilares biliares, que se unem para formar o canal colédoco. A vesícula biliar está em comunicação com este canal, que sai do fígado e desemboca no intestino delgado. Quando não há alimentos para digerir, a bílis é canalizada para a vesícula, enchendo-a por meio deste canal. A função da bílis é subdividir as gorduras em gotinhas e ativar a lípase, que é a enzima que atua na digestão das gorduras.

É o fígado que também prepara várias proteínas importantes do sangue: a soroalbumina, que mantém o equilíbrio da água nas células e leva hormônios; as soroglobulinas, que ajudam a resistir as doenças; o fibronogênio; a protombina, necessária para a coagulação do sangue e a heparina, que evita a coagulação indesejável.

Publicidade

Deixe uma resposta