Curiosidades

O que é filosofia?

Entenda melhor os conceitos que forma a filosofia, tendo uma visão das principais escolas filosóficas e dos pensadores que as criaram.

O conceito de filosofia existe desde a história antiga, sofrendo alterações de tempo em tempo, mas sempre sendo a ciência que trata dos pensamentos expressados através de alguns filósofos e doutrinas.

Publicidade

Platão e Aristóteles são lembrados como uns dos primeiros filósofos e caracterizam a filosofia como uma atividade racional estimulada pelo pensamento, curiosidade e compreensão dos fatos. A filosofia, de acordo com Platão, seria a tentativa de superar a vivência no mundo de coisas efêmeras e mutáveis e apreender racionalmente a realidade última, captada pela razão. Ainda no cenário grego antigo, temos Aristóteles, que acreditava pendia para uma opinião diferente à de Platão e Aristóteles, pregando não há separação entre um mundo apreendido pelos sentidos e um mundo exclusivamente captado pela razão. Sendo assim, a filosofia pode ser entendia como estudos e teses em uma única e mesma realidade.

As definições de filosofia elaboradas durante a Idade Média seguiam a linha de que o pensamento filosófico poderia prestar à compreensão e sistematização da fé religiosa, criando um link direto com a teologia. Um dos pensadores e filósofos da época, São Tomás de Aquino, acreditava que a filosofia podia ter ligação com a teologia pelos seguintes motivos:

Publicidade

· a filosofia poderia comprovar as verdades de fé;

· a filosofia poderia traçar analogias em relação à essas verdades de fé;

· a filosofia poderia auxiliar na negação de idéias que se opossem à essas verdades de fé.

A partir do Iluminismo temos uma nova visão de filosofia. Um dos seus maiores expoentes da época, Descartes, pregava que a filosofia tinha uma qualidade metafísica, ou seja, devia ser empregada na investigação das causas, às vezes até com base científica, trançando-se argumentos para a defesa das mesmas. Vemos isso claramente na famosa metáfora de Descartes: “Assim, a Filosofia é uma árvore, cujas raízes são a Metafísica, o tronco a Física, e os ramos que saem do tronco são todas as outras ciências”.

No período pós Descartes a filosofia continuou assumindo um caráter que envolvia a ciência, através do empirismo. Na contramão, Kant seguia com a sua filosofia transcendental, alegando que muitas questões ultrapassavam as capacidades do intelecto humano. Uma das mais célebres frases de Kant é “Se um problema tem solução, você não deve se preocupar com ele. E se esse problema não tem solução, você também não deve se preocupar com ele.”

Sendo assim, a filosofia é uma ciência que sempre estará em constante mudança e evolução, uma vez que os princípios e idéias mudam de épocas em épocas e de geração para geração.

Publicidade

Deixe uma resposta