O que é fimose?

Por: hiper

A fimose é uma condição que afeta aos homens, pois a sua ação está concentrada no pênis. O problema está no prepúcio (pele do pênis) que não se retrai completamente na parte a partir da glande (cabeça do pênis). O problema é que o homem que tem fimose não tem possibilidade de expor a sua glande com o pênis ereto e flácido.

 O que é fimose?

Em bebês é comum que o prepúcio não seja retrátil, porém, se quando a criança cresce já não é mais uma condição comum. Existem vários graus de fimose e para cada tipo de fimose há um tratamento diferente. Quando a fimose se manifesta em bebês e crianças muito pequenas pode causar dor e até mesmo obstrução urinária. Para tratar a doença nas crianças independente de ser patológica ou fisiológica existem pomadas eficientes e também se pode aguardar, pois, pode desaparecer sozinho.

Também se pode optar pela alternativa cirúrgica que consiste em tirar um pedaço do prepúcio ou então extraí-lo como numa circuncisão. A fimose em adultos e crianças mais velhas causa dores ao urinar e também durante relações sexuais. O tratamento pode ser feito de maneira não cirúrgica quando a doença não está incomodando e causando dor.

Em geral a circuncisão é a melhor alternativa cirúrgica, são raros os casos em que há complicações. Mas, também há a possibilidade de fazer uma Prepucioplastia que se trata da retirada do prepúcio eliminando o problema. Essa alternativa cirúrgica também não apresenta grandes problemas para os pacientes que recorrem a ela.

Deixe uma resposta