O que é Física Quântica?

Por: hiper

A física é vista, por muitos jovens em fase escolar, como sendo uma das matérias mais difíceis e chatas da escola. Mas, isso poderia ser diferente se eles conhecessem um pouco de física quântica. Não seria mais fácil, mas seria muito mais legal. Essa parte da física busca estudar variáveis um tanto diferentes, por assim dizer, como, por exemplo, o espaço e o tempo. Essa é aquela parte da física que acredita que talvez seja possível viajar pelo tempo.

O que é Física Quântica?

Tudo começou com um físico, até então considerado muito conservador, chamado Max Plack ele estava tentando estudar a energia que era irradiada por um espectro de radiação térmica. E, como na maioria das histórias sobre física, ele descobriu uma constante a qual deu o seu nome, como também a maioria das descobertas de física, constante de Planck.

O conservador Planck começou o que seria uma verdadeira revolução para a física como a conhecemos. A física quântica também é conhecida como mecânica quântica. Basicamente esse campo da física estuda o que ocorre nas camadas atômicas e subatômicas. Para ficar mais fácil de entender seria o que acontece entre as moléculas, elétrons, prótons, positrons e átomos.

Albert Einsten, não foi o criador da física quântica como muitos pensam, porém, deu uma grande contribuição através de um estudo publicado no ano de 1905 em que desenvolveu e apresentou o conceito de fóton. Através deste estudo podemos compreender que um eletrón, quando aquecido, pode passar de um estágio de energia para outro, mas nunca pode ficar num estagio intermediário. As partículas realizam um tipo de salto energético no qual a energia está quantizada.

Deixe uma resposta