Saúde e Bem Estar

O que é flacidez?

Saiba o que é flacidez, os fatores que fazem com que ela apareça e como eliminá-las.

A flacidez é um estado em que a pele perde a consistência, ficando com um aspecto mole ou murcho. O colágeno é a principal proteína para manter a pele consistente, pois sua função é manter as células unidas e é quando elas se separam que a pele chega ao aspecto flácido. O colágeno é produzido pelo corpo humano desde que nascemos, e a medida que vamos chegando a uma fase mais madura, essa proteína não é produzida suficientemente, vindo a surgir a flacidez e rugas. O colágeno pode ser sintetizado através da alimentação, ao ingerirmos alimentos que contenham vitaminas C, cobre, zinco, silício e manganês.

Publicidade

A flacidez está relacionado a falta de colágeno, mas dietas excessivas também podem vir a fazer com que elas surjam. Quem tem sobrepeso e consegue perder muitos quilos, perde a gordura, mas a pele continuará ali e com o aspecto flácido.

Fatores que causam a flacidez

Gravidez;
Fumo;
Sedentarismo;
Obesidade;
Emagrecimento excessivo em curto período de tempo;
Fatores genéticos;
Estresse;

Publicidade

Outros problemas de saúde que podem elevar seu peso.

Eliminando a flacidez

A alimentação saudável é o principal combatente da flacidez, mas os exercícios físicos devem ser um aliado a ela. Exercícios específicos para braços e abdômen podem ajudar a reduzir a gordura nestes pontos, eliminando aos poucos a flacidez.

Ajuda médica

O melhor caminho para quem busca a redução de gordura e flacidez é procurar ajuda médica, pois só ele poderá, através de exames, saber o que seu corpo precisa eliminar para reduzir a gordura e quais nutrientes precisam ser ingeridos.

Depois de definir com o médico as medidas a tomar, você precisa buscar isso, com uma refeição equilibrada. Não basta reduzir a comida, pois isso fará com que você não tenha energia para a prática de exercícios e outras atividades diárias. A solução é sempre uma dieta saudável e equilibrada e nunca cortar alimentos com as dietas malucas que vemos por aí.

Como começar

Quem quer perder peso precisa começar aos poucos, de forma que você vá gradualmente ajustando sua nova rotina de dieta e exercícios, para que você assim tenha maiores chances de não desistir dela. É importante também sempre contar com ajuda de amigos e familiares, pois eles são sempre um incentivo a mais.

O mais importante para quem luta contra a flacidez é a paciência. Se você perder peso muito rapidamente, a pela não terá tempo de se ajustar deixando-a cada vez mais flácida. Em situações mais críticas, não há muito o que fazer e apenas a cirurgia plástica pode resolver.

Publicidade

Deixe uma resposta