Animais

O que é flamingo?

O flamingo é um pássaro grande com bico extenso e de cor amarela. Pertence a família dos Phoenicopteridae, mede em torno de 150 centímetros e 1,8 Kg. Os flamingos vivem em lagos, perto do mar, comem algas, crustáceos, insetos e moluscos. O bico consegue filtrar a água e o lodo e retiram só o que realmente interessam para comer, isto porque possui no bico uma franja interna com lamelas.

Publicidade

As penas têm cores vivas na cor rosa e vermelho, estas cores são adquiridas em consequência da sua alimentação baseada em carotenoides.

A fêmea choca dois ovos e o tempo que leva é de 28 a 32 dias. Os filhotes nascem brancos e depois ficam cinza-escuro. Faz seu ninho perto da lama ou sobre água rasa. O filhote consegue voar em 70 a 80 dias e ambos os pais cuidam de seus filhotes.

Publicidade

Quando dorme deixa uma das patas dobrada perto do peito e a outra sustenta o corpo. Quando caminham parecem desajeitadas mas quando voam fazem um lindo espetáculo pois voam em formato de um V mantendo o pescoço e pernas estendidas.

A ave tem origem em Trinidad e Tobago. O flamingo vive no Brasil, no Peru, no Chile, no Uruguai e na Argentina. A ave corre o risco de extinção, pois é realizada muita caça e desmatamento de seu habitat.

Quando escutam algum ruído começa a correr e ganham muita velocidade, voando para um lugar mais seguro. Existe o flamingo-pequeno de nome científico Phoeniconaias minor que é encontrado na África. Eles vivem junto com 1 milhão de outras aves e todos se defendem do ataque das águias.

Existem outras espécies como flamingo-comum, flamingo-chileno, flamingo-americano e o flamingo-andino.

Publicidade

Deixe uma resposta