O que é flor de lótus?

Por:

Flor de lótus é uma planta também chamada de lótus-egípcio, lótus-sagrado ou lótus-da-índia. Esta flor tem orgiem no sudeste da Ásia (Japão, Filipinas e Índia). Geralmente é de cor branca, mas existem diversas cores.

O que é flor de lótus?

A flor é cultivada em áreas alagadas e existem muitas na Ásia. Ela pode ser cultivada em vasos também. Ela necessita de sol e é sensível a geadas. Sua haste pode alcançar 1 metro acima da água.

Na Índia a flor significa a criação do universo. Os deuses aparecem com a flor de lótus. Os monges e budistas em suas meditações imaginam flores de lótus ao seus pés.

A lenda budista conta que Siddhartha, que depois se tornou o Buda, tocou o solo e brotaram flores de lótus. A flor é muito admirada no Japão e quando chega a primavera as pessoas vão até os lagos para ver a flor desabrochar.

A Flor de Lótus significa o progresso da alma, pois mesmo crescendo na lama, chega na primavera e supera as dificuldades, exibindo uma grande beleza.

A planta regula o seu calor e possui uma temperatura de 35ºC. Seu botão é no formato de coração, suas pétalas secam quando morrem e as sementes germinam sem ser molhadas.

No hinduísmo esteve presente no nascimento de Brahma, o deus que criou os homens. No yôga, existe uma posição em que a pessoa se senta com as pernas cruzadas, é chamada de “postura de lótus”.

Outra lenda conta que na índia quatro irmãos se reuniram na beira do lago. Eles eram o fogo, a terra, a água e o ar. Conversaram por horas e antes de ir embora queriam deixar uma recordação ao planeta. Escolheram uma planta que crescesse na água e esta era a flor de lótus.

Deixe uma resposta