Ecologia e Meio Ambiente

O que é flor?

A flor é um órgão de reprodução das plantas consideradas superiores, ou seja, é um conjunto de folhas modificadas. As flores são compostas de quatro partes, sendo elas: cálice, corola, androceu e gineceu. Muitas delas não possuem o cálice ou a corola, porém devem ter sempre ou o androceu ou o gineceu. O cálice é composto de partes denominadas sépalas, que são responsáveis pela proteção do restante da flor, ou seja, de todas as outras partes.

Publicidade

Dentro do cálice das flores, existe a corola que é formada por partes denominada pétalas. Já o androceu consiste em um ou mais estames, sendo que cada um deles é constituído de um filamento denominado filete. O gineceu possui em sua base uma dilatação, o ovário, onde são produzidos os óvulos da flor. No ovário há um filamento denominado estilete, que termina no estigma.

Quando a flor já está madura, este estilete é capaz de segregar uma substância considerados pegajosa, cujos grãos de pólen se aderem a ela, vindos da mesma ou até de outra flor. No estigma o pólen forma o tubo polínico, que se dirigindo para baixo, chega ao ovário. Quando atinge o óvulo, um núcleo do pólen fecunda a célula sexual feminina, contida no óvulo, desenvolve-se, a seguir, o embrião que com as outras partes do óvulo, origina então a semente.

Publicidade

A maioria das árvores produzem as flores, porém algumas não são muito fáceis de serem enxergadas. Certas flores costumam atrair os mais diversos tipos de insetos e também de pássaros. O néctar das flores é o que os deixa atraídos, porém há atração também devido as cores e aos perfumes. Quando estes insetos ou passados passam deu ma flor para outra, eles acabam auxiliando no transporte de pólen, porém, o pólen também pode ser transportado através do auxílio do vento.

Publicidade

Deixe uma resposta