O que é Flora?

Por:

A Flora é o conjunto de plantas e espécies vegetais de um determinada área.

As plantas possuem uma série de utilidades como produzir oxigênio, proteger o solo, alimentar animais e purificar o ar. Também são usadas na medicina, vestuário, construção civil e para produzir perfumes.

O que é Flora?

Portugal possui uma flora muito diversificada e se dedica a silvicultura que é a exploração e o cuidado com as florestas. Dentre as espécies existente em Portugal temos a faia que é uma árvore que tem uma madeira muito utilizada para produzir assoalhos. Amendoeira que produz a amêndoa e o sobreiro que possui a cortiça que protege do fogo.

A flora brasileira é muito rica de espécies, como Amazônia, Cerrado, Mata Atlântica, Caatinga e Pantanal. Exemplos destas espécies são o pau-brasil, bromélias, acácia, seringueira, jacarandá.

Em pesquisa realizada em 2012 constatou-se que existem 43.030 espécies na flora brasileira, estas são dividas em 4.427 de Fungos, 4.164 de Algas, 1.525 de Briófitas, 1.201 de Pteridófitas, 26 de Gimnospermas e 31.687 de Angiospermas.

Em 2008 segundo o Ministério do Meio Ambiente 275 espécies estavam em extinção. Segundo o IBGE, os motivos da flora desaparecer é por causa dos desmatamentos, queimadas e conversão de campos para pastagens, várias ações realizadas pelo homem e que acabam com a vegetação.

Outro motivo também são as espécies invasoras, 40% delas vêm da Ásia e da África. São árvores frutíferas e plantas forrageiras que afetam a natureza. O Brasil também exporta este tipo de espécie, como por exemplo o aguapé que virou uma praga na África e nos Estados Unidos.

Então é muito importante respeitar a flora, pois ela ajuda a equilibrar a ecologia, reduzir a poluição e com isto ajuda a evitar uma crise econômica

Deixe uma resposta