Curiosidades

O que é Foguete?

Foguete abrange todas as espécies de dispositivos que possuem propulsão a jato. No foguete, o movimento para frente, resulta da reação da alta velocidade do fluxo de gases quentes, para trás. Este dispositivo utiliza para a sua alimentação, ora combustível sólido, ora combustível líquido, e ora uma sucessão de dois tipos de combustível em estágios consecutivos.

Publicidade

O que caracteriza um foguete, diferenciando-o totalmente do jato, é que o primeiro, leva consigo seu combustível e seu oxidante. Isto quer dizer, que o foguete não precisa de ar atmosférico para comburir seu alimento, ou propelente. O motor a jato, comum, leva seu combustível, mas precisa do ar atmosférico para que esse combustível seja oxidado. Devido a isso, o motor a jato só pode ser utilizado dentro da atmosfera terrestre, ou seja, até a altura de uns 35 km, a contar do nível do mar. Acima disso não há oxigênio que possa ser comprimido e aproveitado como agente oxidante, que é indispensável para a combustão. O foguete, pode ser utilizado tanto na atmosfera terrestre, quanto fora dela, pois leva consigo o oxigênio que necessita.

Não houve uma pessoa que construiu o foguete, ele foi sendo construído através dos séculos, devido a evolução da pirotécnica, dos fogos de artifício e também devido a evolução das armas de guerra. Combinando-se a idéia de um rojão com a idéia do lançamento de um projétil de guerra a longa distancia, resultou-se então o foguete, que nada mais é do que um rojão com um explosivo militar na sua ponta dianteira. Esta idéia, ao que parece, surgiu primeiramente na China, no século XI da era cristã.

Publicidade

O êxito no uso de foguetes em guerras, fez com que ele fosse utilizado e fosse adotado por quase todos os exércitos na Europa. Depois de anos, houve progressos e invenções bem sucedidas para melhora a utilização dos foguetes e torná-los mais ágeis e eficientes.

Publicidade

Deixe uma resposta