O que é Foliculite?

Por: Amanda

A foliculite se caracteriza por uma doença causada por bactérias do tipo estafilococos, deixando os indivíduos que possuem essa doença bastante desconfortável. A doença pode ser distinguida por uma infecção dos folículos pilosos, ou seja, podem surgir em qualquer parte do corpo que possui poros e onde os pelos crescem. A infecção pode surgir na cabeça, nas axilas, no rosto, nos membros e na região genital. São diversos fatores que podem contribui para o surgimento da doença, entre elas as mais comuns são a umidade, suor, depilação ou qualquer outro tipo de irritação que possa acontecer nessas áreas do corpo, independente da faixa etária, sendo mais freqüente nas barbas dos homens e virilhas das mulheres.

O que é Foliculite?

A foliculite, na maioria dos casos, apresenta-se em formas de bolinhas vermelhas na área afetada, entretanto nos casos mais sérios as bolinhas podem aumentar de tamanho e passando a apresentar pus, provocando muita coceira, dor e bastante desconforto na região afetada.

A foliculite se caracteriza em diversos tipos e cada tipo possui suas próprias características, por isso cada caso é um caso. Por exemplo, a foliculite decalvante surge quando uma infecção causa a atrofia do peso, podendo interromper o crescimento dos pelos no local afetado pela irritação. Já a foliculite na barba geralmente surgem nos adultos e de forma crônica, ou seja, deixa a região afetada bem avermelhada e visivelmente bastante irritada. A foliculite queloideana da nuca é comum apenas em homens negros e jovens provocando irritações dos folículos formando algumas cicatrizes na nuca em forma de queloide.

A boa noticia é que existem soluções e tratamentos para a foliculite, em alguns casos é necessária uma intervenção cirúrgica para drenar o pus que está infectado. Nos casos mais simples, o uso de antibióticos locais e sistêmicos combinados com anticépticos já basta para curar totalmente a doença. Claro, que também é recomendado evitar a depilação.

Deixe uma resposta