Comidas e Bebidas

O que é fondue?

Nada melhor do que saborear um fondue no inverno que pode ser de vários sabores, doces ou salgados, um bom motivo para reunir os amigos e a família.

O fondue é uma comida que vem da Suíça francesa e o nome fondue é o passado de fondre em francês e quer dizer fundido, derretido. Então o fondue pode ser queijo ou chocolate derretido onde se mergulha pão e frutas.

Publicidade

O fondue começou na Idade Média, nos Alpes da Suíça em razão de uma grande e inesperada produção de queijos. Então os produtores pensaram em derreter o excesso de queijos e acrescentar no cozimento álcool, vinho ou aguardente. Além desse procedimento a massa ficaria endurecida por causa frio e não estragaria. No momento de usar novamente uma pessoa teve a idéia de mergulhar um pedaço de pão e então surgiu o fondue.

Este prato ficou famoso em âmbito internacional na década de 50, através do chefe Conrad Egli de Nova Iorque que apresentou este prato no restaurante onde trabalhava. Então criou o fondue de chocolate. Porém ficou mais conhecido ainda nos anos 60, nesta época foram comercializados pratos semiprontos além dos acessórios como a panela de cerâmica, os potinhos e os garfos especiais para comer fondue.

Publicidade

Com o tempo ele foi adquirindo novos sabores com chocolate, frutas e carne. Também é indicado usar para mergulhar no queijo, pão, batata, peixe e legumes. No inverno é acompanhado de um bom vinho, para o fondue com queijo o ideal é o vinho branco ou tinto, com o de chocolate é aconselhável os mais doces e com camarão os vinhos brancos amadeirados são mais indicados.

Para saborear sobre a mesa é usado um fogareiro ou rechaud, que existem de vários formatos e materiais. Geralmente usa-se álcool, mas também é usado vela, gás ou energia elétrica. O tempo que o fogareiro fica acesso pode durar até uma hora. Também encontramos alguns modelos que são elétricos.

Existe um tipo de fondue que é chinesa (fondue chinoise), ela existe nos restaurantes da Suíça, que pode ser de carne, peixe e legume, preparados num caldo de carne.
Existem vários tipos de queijos que podem ser usados nas receitas como Chester que é um tipo inglês e duro, Cheddar que é mais suave ou até mesmo Mussarela que é um queijo italiano e um pouco ácido.

Enfim seja doce ou salgado o fondue continua sendo um bom motivo para confraternizar com amigos ou familiares no frio do inverno.

Publicidade

Deixe uma resposta