Animais

O que é formiga pote-de-mel?

É uma espécie exótica que alimenta as companheiras durante o período de seca no deserto.

A formiga pote-de-mel é um inseto que possui um reservatório onde armazena néctar e pode ser encontrada no deserto da África, América do Norte e Austrália. Este tipo de formiga não é encontrada no Brasil. Os aborígenes da região comem este tipo de formiga.

Publicidade

As formigas apresentam um grande número de espécies chegando a 12,5 mil, distribuídas pelo planeta e conhecidas pela sua organização e dedicação. Eles possuem espírito de equipe e sobrevivência em situações adversas. Elas dividem as tarefas e cada espécie tem um tipo diferente de atividade.

Elas coletam o néctar das plantas após as chuvas de forma rápida em função das condições climáticas e guardam em seu abdômen para as outras formigas se alimentarem.

Publicidade

Possuem o corpo mais robusto por isso tem esta função entre as outras.

Quando coletam muito mel e ficam com o abdômen cheio, não conseguem se locomover bem. Então ficam dentro do ninho, penduradas no teto praticamente imóveis, isto
também protege caso algum animal passe a escavar no ninho.

Quando o alimento termina na época de seca elas regurgitam o néctar e alimentam assim as outras formigas. Elas possuem um espírito coletivo e se relacionam bem com as outras.

Depois que todo o conteúdo é absorvido pelas outras formigas elas não morrem ela volta ao seu tamanho normal e poderá coletar mais néctar no período adequado.

Existe até uma pesquisa que está estudando o supergene do comportamento social que também foi constatado nas formigas por isso o espírito de solidariedade e de equipe encontrado nestes insetos. Os cientistas encontraram 600 genes ou cerca de 60% do cromossoma.

Publicidade

Deixe uma resposta