O que é Fotossíntese?

Por: Ananda Manica

A fotossíntese é um processo em que as plantas convertem a energia luminosa em energia química, ou seja, as plantas sintetizam compostos orgânicos, com a presença da luz, e também de água e gás carbônico.

O que é Fotossíntese?

O processo de fotossíntese é de vital importância para as plantas, pois é a partir delas que elas produzem o seu alimento e se desenvolvem. É importante também para a manutenção da vida de todo o planeta, pois com a fotossíntese há a produção de oxigênio, que é um gás essencial para a vida.

É este processo auxilia na purificação do ar, ou seja, ele retira o gás carbônico da atmosfera, que é liberado da nossa respiração, na queima de combustíveis fósseis, e libera o oxigênio. A fotossíntese é realizada durante o dia e ocorrem em organelas que são denominadas cloroplastos, que estão localizadas nas folhas das plantas. A transformação da energia luminosa em energia química ocorre com a participação dos pigmentos fotossintéticos, ou seja, clorofila e carotenóides.

Inicialmente os pigmentos das folhas necessitam absorver um fóton da luz solar, e quando esses pigmentos absorvem o fóton a energia do mesmo é transferida finalmente para a molécula, excitando-a. Após um período de excitação da molécula, a mesma acaba dissipando toda a sua energia em forma de radiação. Este processo denomina-se fluorescência.

A clorofila é considerada uma das moléculas mais importantes do planeta, devido a todos os níveis tróficos dependerem direta ou indiretamente dos açucares que são produzidos pela clorofila, ou seja, todos dependem dos alimentos primários para sobrevivência.

Alguns fatores influenciam no processo de fotossíntese, são eles: quantidade de gás carbônico na atmosfera, pois quanto maior ela for pode acabar saturando a planta; a temperatura quando é relativamente baixa deixa as enzimas pouco ativas, portanto é importante que a temperatura esteja entre 30 e 40ºC, pois a alta temperatura também anula as anzimas.

Deixe uma resposta