Negócios e Finanças

O que é franquia?

Saiba o que é franquia e saiba quais são as vantagens deste modelo de negócios que cresce cada vez mais no Brasil e no exterior.

Para quem está procurando investir em algum negócio de sucesso, é muito importante saber o que é franquia. O sistema de franquia – ou franchising, como também é conhecido – é um sistema de investimento onde você detém a operação de um negócio, porém a marca, o nome e as regras de gestão são definidas pelo criador da marca.

Publicidade

Existem algumas regras para que você possa participar de um sistema de franquias, conforme listamos abaixo:

O franqueador alguns matérias para o conhecimento do modelo de negócios junto com um formulário para ser preenchido;

Publicidade

Logo após, será feita a sua avaliação da Circular de Oferta de Franquia Uniforme da empresa. A Comissão de Comércio Federal pede que essa documentação apresente informações detalhadas sobre o franqueador pelo menos dez dias antes de qualquer compra de franquia;

Nesse meio tempo, é ideal que você visite outros franqueados da rede que está em negociação para poder observar e ter algum feedback sobre a vivência do dia-a-dia de cada um deles;

Junto tudo isso com uma extensa e profunda pesquisa sobre o modelo de franquia que você deseja adquirir, para realmente fechar um negócio consciente.

Existem várias vantagens em adquirir uma franquia e uma delas é redução de riscos. Quando você vira franqueado de uma marca conhecida, já tem um ótimo trunfo nas mãos, tendo apenas que saber gerir corretamente o negócio. As chances de sucesso do franqueado são maiores do que as de uma pessoa que monta um negócio independente, pois o franqueador já possui uma rede própria de distribuição e uma marca pré-estabelecida.

Uma das desvantagens do sistema de franquia é a pouca flexibilidade oferecida, uma vez que você deve seguir várias regras determinadas pelo franqueador. É muito importante que o franqueado saiba que a interdependência mútua no sistema de franquia é uma condição fundamental para o desenvolvimento da rede. Tanto o sucesso como o fracasso serão compartilhados por ambas as partes – franqueado e pelo franqueador.

Dentre os ramos de franquia que mais fazem sucesso no Brasil, podemos citar a expansão do setor alimentício, decoração, cosméticos, cursos e escolas de idiomas.

Além disto, o grande sucesso de gestão de franquias por parte de empresários brasileiros vem fazendo com que empresas americanas tenham aumentado o seu interesse de oferecer suas redes de franquias aqui no Brasil.

Publicidade

Deixe uma resposta