Comidas e Bebidas

O que é Fruta-do-conde?

Fruta-do-conde é uma fruta originária da América Central, Brasil e Índia. Também conhecida como pinha, ata, araticum, anona e cabeça-de-negro é encontrada em árvores que podem atingir até 6 metros. A planta precisa de sol, pouca chuva e a melhor época para cultivo é na primavera e no outono, começando a produzir 3 anos depois do plantio. A fruta se apresenta em forma de ?pinhas?, alongadas ou arredondadas.

Publicidade

A fruta-do-conde chegou ao Brasil no século XVI e se espalhou pela Bahia no século seguinte. O nome é originado pelo Conde de Miranda, governador que divulgou a fruta na época. Em 1811 chegou ao Rio de Janeiro através de um agrônomo francês.

É doce, pode ser consumida ao natural ou como suco e sorvete. É prejudicial para que faz regime ou tem diabetes por ser rica em açúcar e com mais calorias, um unidade com 180 gramas da fruta equivale a 128 calorias.

Publicidade

A fruta é um ótimo remédio contra o câncer, segundo pesquisa destrói vários tipos como do cólon, do peito, da próstata, do pulmão e pâncreas. Também é rica em vitaminas B e C e tem cálcio, ferro e fósforo. Ajuda combater a desnutrição, a anemia e fortifica o estômago e intestino. Pode ser usada além da fruta, a casca e as sementes.

A fruta-do-conde é fonte de renda para produtores do Nordeste e Sudeste. Em São Paulo começou a ser cultiva nos anos 60 e está presente na região Oeste.

Para quem quer plantar a dica é podar as plantas para que fiquem bem ventiladas e cubra com tinta látex os ferimentos ocasionados pela a poda. O solo adequado deve ser profundo com covas de 60x60x60 centímetros e feitos 30 dias antes do plantio. Geadas e oscilações de temperaturas são prejudiciais ao cultivo da planta.

Publicidade

Deixe uma resposta