O que é Fruto?

Por: Ananda Manica

O fruto é a parte da planta que armazena as suas sementes. Os frutos podem ser denominados simples ou múltiplos. Os frutos simples vêm de apenas um ovário. Podem ser carnosos ou secos. Carnoso é aquele fruto cujos tecidos contém suco, a laranja é um exemplo de fruto carnoso.

O que é Fruto?

Os frutos carnosos se classificam em bagas e drupas. As bagas são frutos em que toda a parede é carnosa. Freqüentemente o ovário tem varias divisões com muitas sementes, essas divisões são denominadas lojas. As uvas, os pimentões, tomates, limões, laranjas, pepinos, melancias e as bananas são exemplos práticos de bagas verdadeiras. Há casos de animais que não digerem as sementes dos frutos.

A drupa, ou fruto com caroço, consiste numa parte exterior bastante carnosa com semente coberta por casca ou invólucro muito duro. Cada drupa possui, geralmente, uma semente. O pêssego, a amêndoa, a cereja, a ameixa, a azeitona e a tâmara são exemplos de drupa. Os animais comem a parte carnosa e deixam a semente que está dentro do caroço. As bactérias da terra decompõem esse invólucro duro que protege a semente.

Os frutos secos são também frutos simples. Os frutos indeiscentes não se abrem para liberar as sementes. Os frutos secos deiscentes se abrem para deixar em liberdade as sementes que já estão maduras. Existem quatro tipos de frutos indeiscentes: Aquênio; cariopses; sâmaras e nozes.

Os frutos deiscentes tem dois modos de se abrir para libertar as sementes maduras. Alguns deles possuem somente uma loja que se abre de um só lado, outros se abrem de ambos os lados, como os legumes, para dar saída a muitas sementes. Estes frutos são denominados vagens.

Além dos frutos simples, há também os frutos compostos, como as amoras, sendo que os vários ovários de uma flor se desenvolvem em apenas um fruto. Os frutos múltiplos como o figo, a amora e o abacaxi possuem ovários de flores separadas que, quando maduras se unem para formar o que aparenta ser um fruto comum.

Um comentário

  1. gisele
    20 de novembro de 2012

    adoreiiiiiiiiiiii

Deixe uma resposta