O que é frutose?

Por: hiper

Frutose como o próprio nome indica está bastante presente em frutas. É um monossacarídeo, cuja formula é C6H12O6 e possui seus carbonos numa disposição tal que parece um anel. Outro nome pelo qual a frutose é conhecida é levulose, isso por que pode converter luz linear em luz circulante.

O que é frutose?

O mais curioso a respeito da frutose é p fato de que ela é mais doce que a sacarose, que é o açúcar propriamente dito. Para quem quer consumir mais frutose pode encontrá-la, além de nas frutas é claro, também em cereais, vegetais e até no mel. A frutose é inclusa no grupo das cetoses, o fato de ter 6 carbonos a torna uma cetohexose.

Consumir muita frutose pode contribuir e muito para se ter aqueles pneuzinhos ao redor da cintura. Cada vez que consumimos muita frutose e nosso corpo não consegue metabolizar tudo o que sobra vai para o tecido adiposo, o que significa gordurinha a vista. No corpo humano podemos destacar o esperma como rico em frutose.

Quem gosta de vinho vai gostar de saber que as uvas são ricas em frutose e glicose e que a ação das leveduras, para transformar os açucares em álcool, se dá completamente e somente cobre a frutose.

Consumir frutose faz bem para o organismo que o metaboliza e transforma em energia, mas, não abuse na dose.

Deixe uma resposta