Ecologia e Meio Ambiente

O que é Furacão?

Furacão é a denominação para um tipo de vento bastante impetuoso, ou seja, devastador, que gira em grandes círculos, cujos diâmetros aumentam a medida que a massa de ar avança. Tem origem quase sempre em zonas de calma tropical.

Publicidade

Os furacões desenvolvem uma velocidade mínima de 120 km horários e, geralmente, se aproxima dos 160 km/h. são acompanhados por fortes chuvas e tempestade elétricas.

Este acontecimentos possuem uma forma cônica e quando começam a se formar medem de 150 a 500 km de largura. No entanto, sua extensão vai se ampliando a medida que revolve a massa de ar. No centro desse torvelinho, há uma zona que varia entre 8 e 40 km, onde o tempo se mantém bastante calmo e até ensolarado. Esse espaço recebe o nome de núcleo do furacão. A tempestade gira em torno desse núcleo.

Publicidade

Todos os furacões tem inicio no Atlântico norte, entre a África e as Antilhas, ou então nas proximidades do Golfo do México. No oceano pacífico, também se formam tempestades desse tipo, mas recebem o nome de tufões. Já no Hemisfério Norte os furacões se deslocam para o oeste ou noroeste e depois se dirigem para o leste. São bastante violentos na água, formam ondas gigantes que podem até destruir navios e acabar inundando praias. Quando penetram no continente perdem um pouco de sua velocidade, graças à resistência que lhes oferecem as árvores, as montanhas e outros obstáculos que estão no caminho.

Periodicamente, os furacões matam centenas de pessoas e acabam causando também prejuízos gigantescos nas regiões costeiras. As estações meteorológicas estudam meticulosamente os furacões. O interessante é que a rota que eles vão seguir pode ser prevista por meteorologistas com até 24 horas de antecedência. Assim, torna-se possível tomar algumas medidas preventivas para tentar diminuir danos e salvar vidas.

Publicidade

Deixe uma resposta