O que é futsal

Por: Adriano Barreto

Futsal é o nome internacional deste esporte que é uma derivação do nome português “Futebol de Salão”. O futsal é um esporte variante do futebol, que surgiu em 1930 no Uruguai. Naquela época, nas cidades uruguaias não existiam campos para a prática do futebol . O responsável pela criação do esporte foi o professor de educação física Juan Carlos Ceriani, que era ligado à ACM (Associação Cristã de Moços).

O que é futsal

O futsal é jogado em um campo menor, na qual jogam dois times, com 5 jogadores para cada lado, sendo que 1 é o goleiro. O objetivo do jogo, assim como no futebol, é fazer gols e quando isso acontece, um ponto é adicionado para a equipe que o marcou.

As substituições no futsal são ilimitadas, sendo que o número máximo de suplentes são 9 e as substituições podem ocorrer mesmo com a bola rolando.

As características do futsal é o tamanho do campo e a bola de tamanho menor, em relação ao futebol, e portanto é um esporte onde o controle de bola e a habilidade individual do jogador deve prevalecer.

As regras do futsal são geridas pela FIFA. Cada partida possui dois períodos de 20 minutos, sendo que o intervalo entre um tempo e outro é de no máximo 15 minutos. Além disso, quando há necessidade de desempate, o tempo extra é de 5 minutos e caso o empate persista, uma disputa de 5 pênaltis é realizada.

Os jogadores

Goleiro: é o mais importante dos jogadores, pois é ele que evita que a bola entre e que um gol seja marcado pela equipe adversária. Único jogador que pode atuar de calça comprida e com um uniforme diferente.

Líbero: é o jogador que fica bem na frente do goleiro. É o último jogador defensivo e também o responsável pela organização da equipe em campo.

Ala: jogadores que atuam pelos flancos. Eles sobem e desce o campo, apoiando os jogadores de frente ao mesmo tempo que possuem responsabilidades defensivas.

Pivô: é o atacante mais próximo da área adversária. Mas sua responsabilidade é também defensiva, sendo considerado o primeiro jogador da defesa, quando a bola vem do campo adversário.

Fundamentos

Os fundamentos do futebol de salão são bem parecidos com os do futebol de campo:

Passe: é a jogada na qual um jogador passa a bola para seu companheiro;

Drible: é a jogada em que o jogador tenta enganar seu adversário de forma a passar por ele.

Finta: é a jogada em que se engana o adversário, porém, sem tocar na bola.

Cabeceio: é tocar a bola com a cabeça, com o objetivo de defender ou marcar um gol

Chute: é bater na bola com o pé visando alterar o trajeto da bola, seja para marcar um gol ou para tirar a bola de sua defesa.

Condução: é levar a bola por todo o campo, sem deixar que o adversário tenha domínio.

Grandes jogadores da história

Manoel Tobias: foi 6 vezes considerado o melhor jogador de futsal do mundo pela FIFA. Também atuou no futebol de campo, quando jogou pelo Grêmio em 1996.

Falcão: o melhor jogador de futsal da atualidade e considerado por muitos como o melhor jogador da história, foi o melhor do mundo em 3 oportunidades.

Konstantin Yeryomenko: o jogador russo falecido em 2010 foi nomeado pela FIFA como o melhor jogador de futsal do século 20.

Schumacher: foi o melhor jogador do mundo em 2008 e atuou pela seleção ao lado de Falcão.

Deixe uma resposta