Artes e Cultura

O que é Futurismo?

O Futurismo foi um grande movimento artístico que teve seu inicio no dia 20 de fevereiro de 1909. Essa data foi marcada pela publicação do manifesto Futurista feito pelo poeta italiano Filippo Marinetti num jornal muito importante chamado Le Figaro. Como o próprio nome já deixa a entender o Futurismo tinha como grande inspiração o futuro e rejeitava fortemente tudo que lembrasse o passado.

Publicidade

Algumas pessoas dentro do movimento futurista chegaram a incitar guerras e violência como suas preferencias. O futurismo se mostrou bastante democrático no que concerne a arte por que pode ser representado em todo tipo de manifestação artística e depois as pessoas que apoiavam o futurismo evoluíram para os movimentos modernistas.

Uma curiosidade a respeito do movimento Futurista era a sua ideia de liberdade para as palavras Les mots en liberte que ia muito além de apenas o conteúdo do que estava escrito, mas também considerava o design das palavras. Nesse movimento a propaganda era considerada uma forma de arte e as palavras eram usadas de maneira não tradicional podendo-se usar até mesmo onomatopeias para transmitir ideias.

Publicidade

Mas, a característica mais marcante do Futurismo com certeza foram as pinturas que visavam demonstrar a velocidade e acabavam várias vezes por parecer abstratas num primeiro momento. Há um quadro muito famoso que é um carro em alta velocidade e também um outro que é uma pessoa descendo uma escada, mas claro que tudo em movimento. Imagine como pode ficar meio abstrato para representar isso.

Assim é o Futurismo visando criar a ideia de movimento.

Publicidade

Deixe uma resposta