O que é galáxia?

Por:

Apesar dos equipamentos modernos, os pesquisadores ainda não descobriam tudo sobre as galáxias.

Galáxia é um grande acúmulo de estrelas, poeiras e gás e que estão isoladas no espaço. Cada galáxia possui milhares de milhões de estrelas. A nossa galáxia é a Via Láctea que é gigante e a segunda maior.

A formação de estrelas é um fenômenos que ocorre nas galáxias. Elas foram criadas devido a uma assimetria nos primeiros segundos do Universo, isto permitiu que elas se formassem ao longo dos milhões de anos .

O que é galáxia?

Segundo investigações as galáxias evoluem não só em aspecto, mas também em composição química e estes estudos também tentam explicar como funcionam as interações entre galáxias porque ocorrem choques.

No século XX Edwin Hubble começou a estudar as galáxias e o que facilitou isto foi a criação do telescópio. Ele classificou as galáxias como espirais barradas, elípticas e irregulares e depois lenticulares. Então as galáxias surgiram devido ao acumulo de gás e poeiras que ocorreram no Universo e também pelas pressões da gravidade.

As estrelas fazem parte da via Láctea que faz parte do sistema solar. A via Láctea tem forma espiral e as estrelas estão localizada em um plano que chama-se de “disco” galáctico. Quem também estudou as galáxias foi o astrônomo William Herschel e que também descobriu que o Sol está mais próximo da Via Láctea. As estrelas são formadas por nuvens de gás, principalmente hidrogênio.

A expressão Via Láctea foi criada pelos gregos da era clássica. Ela recebeu outro nome pelos primitivos do Sul do Pará, os Tembés, chamavam de ‘Caminho da Anta’. Esta galáxia tem uma idade aproximada de treze e treze bilhões e 800 milhões de anos.

Não é possível conhecer bem a Via-Láctea mesmo utilizando a tecnologia espacial, pois existem recantos muito distantes e devido a grande quantidade de poeira dificultam a visualização.

É muito difícil ver uma galáxia a olho nu, isto é, sem o uso do telescópio, porém é possível visualisar três galáxias: A galáxia de Andrômeda, A Grande Nuvem de Magalhães e a Pequena Nuvem de Magalhães.

A Pequena Nuvem de Magalhães se localiza próxima à constelação do Tucano e aproximadamente a 200 mil anos luz da nossa galáxia. A grande nuvem de Magalhães e está próximo à constelação de Dorado e a 170 mil anos luz da Via Láctea. A galáxia de Andrômeda é do tipo espiral e está 250 mil anos luz.

Existem em torno de 170 bilhões de galáxias no universo. As galáxias estão organizadas em grupos e aglomerados.

Deixe uma resposta