Saúde e Bem Estar

O que é gangrena?

Doença que se no for tratada pode levar a morte.

A gangrena é uma necrose que ocorre em alguma parte do corpo, isto é a massa de tecido corporal morre. Ocorre através de uma lesão, infecção ou em pessoas que sofrem de qualquer problema de saúde crônico que afeta a circulação sanguínea. A área é infectada por bactérias, principalmente as anaeróbicas, estas costumam se desenvolver em ambientes sem oxigênio.

Publicidade

A causa principal da gangrena é a redução no suprimento de sangue nos tecidos afetados, o que resulta na morte das células. Diabetes e fumo aumentam o risco de sofrer gangrena e até mesmo frieiras causadas pelo frio podem desencadear a doença.

A infecção pode ocorrer horas ou dias depois de uma cirurgia ou uma lesão grave como o esmagamento de um membro.

Publicidade

O doente pode apresentar bolhas, arrepios, diminuição da sensibilidade, febre e em casos mais graves pode provocar choque, delírio e morte, então esta doença pode ser fatal.

A gangrena seca ocorre nos pés e dedos dos pés em pacientes idosos devido a arteriosclerose. A região afetada fica seca e na cor negra. Os sintomas são dor e sensação de frio na área afetada.

Já a gangrena úmida é caracterizada por inchaço e pode provocar odor ruim. Ela se desenvolve rapidamente e a região afetada apresenta sangue estagnado e crescimento de bactérias. Este tipo de grangrena deixa a parte afetada macia, pútrida e escura.

O diagnóstico é realizado através de exame clínico. A presença do gás pode ser verificada com raio x, tomografia computadorizada ou ressonância magnética. Para saber qual o tipo de bactéria que provoca a infecção é necessário extrair o líquido da ferida para análise laboratorial.

Para tratamento o médico indica antibiótico para que a doença não progrida. Porém é necessário retirar o tecido necrosado e em casos mais graves amputar um membro para evitar que a afecção se espalhe e acaber provocando uma infecção generalizada através da entrada de bactérias.

É indicado também uma terapia com oxigênio que pode ajudar a cicatriz e amenizar a doença. Esta terapia chama-se hiperbárico e o paciente é colocado numa câmara com oxigênio em alta pressão.

Apesar de existirem alguns tratamentos, uma em cada cinco pessoas que possuem gangrena acabam morrendo. Por isso é importante prevenir através da prática de esportes para manter a circulação sanguínea adequada.

Também é importante evitar o cigarro e alimentos com muita gordura. Quem tem problema de diabetes deve controlar os níveis de glicemia e tomar os medicamentos diariamente.

Publicidade

Deixe uma resposta