Comportamento

O que é gangue

Descubra o que é uma gangue e como se originou este conceito.

Uma gangue é um grupo de pessoas que compartilha de uma mesma identidade e possuem um objetivo em comum. O termo está relacionado de forma negativa, já que originalmente é designado a aquele grupo de pessoas que se reuniam para fazer atividades ilegais, como consumo de drogas, roubos e assaltos, além de brigar com outras gangues. Mas é preciso ter muito cuidado ao usar o termo gangue, pois este também pode ser utilizado a um grupo de pessoas que tem sim um mesmo objetivo, mas que não agem para o mal, apenas para se reunirem ou confraternizarem-se.

Publicidade

A definição de gangue

É difícil dar uma definição exata de gangue, pois esse é um termo que costuma mudar durante o tempo, mas podemos dizer que se trata de um grupo de pessoas, na qual é claramente definido um líder e que na maioria das vezes possui uma certa hierarquia entre seus membros, que se reúnem para se socializar de alguma forma. O que faz essas pessoas se reunirem é algo em comum, que pode ser a cultura, a classe, a religião ou algum outro aspecto em comum que exista entre todos os membros da gangue.

As gangues de rua

O conceito violento que provêm das gangues é bastante antigo, proveniente do século 20, onde a violência entre as chamadas gangues de rua era muito forte. Este tipo de gangue era geralmente formada por minorias e pessoas excluídas da sociedade e eram conhecidas por cometerem atos violentos e estarem envolvidas em atividades ilícitas.

Publicidade

Membros de gangues de rua tem uma identificação própria e utilizam-se de gírias, tatuagens, vestimenta específica e que são de uso comum entre todos os membros da gangue. Mas não são todas que fazem uso desta identificação personalizada, principalmente no caso de gangues mais organizadas, que fazem uso e venda de drogas ou outras atividades ilegais para que justamente não sejam identificados como tais.

Motivação

São vários os motivos que levam as pessoas a optarem por fazer parte de uma gangue, entre elas podemos citar as seguintes:

Pertencer a um grupo: muitas vezes as pessoas sentem-se excluídas e veem nas gangues uma certa aceitação, mesmo que não seja real;

Receber proteção: as gangues ajudam seus membros, e estar dentro delas faz com que se tenha certa segurança. Muitos acabam parando dentro de uma gangue quando se sentem ameaçados por alguém;

Ganhar dinheiro: por fazerem atividades ilegais como roubo e tráfico de drogas, há possibilidade de dinheiro fácil.

Publicidade

Deixe uma resposta