Ciência e Matemática

O que é gás hélio?

O gás hélio é um gás monoatômico, ele vira líquido quando há alta pressão e baixa temperatura. A palavra hélio vem do grego e significa Sol. É um gás incolor, inodoro, insipido e não inflamável.. É nobre porque não se mistura com outros elementos.

Publicidade

Ele é mais leve que o ar por isso é em balões que ficam flutuando e também usado em dirigíveis. É encontrado em maior quantidade nos Estados Unidos. Está presente em águas minerais e em gases vulcânicos, na Rússia, Argélia, Qatar, Canadá e China.

Em conjunto com o oxigênio é usado para mergulhar em grande profundidade. É usado na fabricação de cristais de silício e germânio. O hélio líquido em ressonâncias magnéticas. O gás hélio está ficando escasso e sua produção é limitada. É um gás que não reage com outros produtos químicos então é seguro de manusear.

Publicidade

O hélio foi descoberto em 1968 pelo francês Pierre Janssen e pelo inglês Norman Lockye. Eles analisam o espectro da luz solar no momento que ocorreu um eclipse. Encontram um elemento novo e nomeara de helium em homenagem ao deus grego do sol helios.

Em 1908 O físico holandês Heike Onnes conseguiu produzir hélio líquido em 1908 e com esta descoberta ganhou o prêmio Nobel. Em 1926 Willem Hendrik Keesom solidificou hélio.

O gás hélio de 5 a 10 kg deve ser guardado em forma de líquido por causa da pressão que poduz quando está em temperatura ambiente.

Quando uma pessoa aspira este gás sua voz fica distorcida, porém deve ter cuidado, pois o contato com o gás hélio pode provocar sufocamento. Esta mudança na voz acontece por que há um aumentando da frequência, ficando mais aguda e estridente, parecendo até o Pato Donald dos desenhos animados.

Publicidade

Deixe uma resposta