Curiosidades

O que é gás lacrimogêneo?

O uso deste gás deve ser feito como muito cuidado pois pode ser prejudicial para a saúde.

Gás lacrimogêneo é um gás que é um agente irritante e não-letais de acordo com a Convenção de Armas Químicas. Este gás é usado pelos policiais para dispersar pessoas que provocam tumultos e seu efeito é temporário. Porém os soldados de guerra não podem usar, pois existem regras.

Publicidade

Ele faz parte da classe dos haletos e tem um átomo do grupo halogênios F, Cl, Br, I. A palavra vem do latim lacrima e significa lágrima.

Este tipo de gás foi usado na Antiguidade em guerras, era comum atacar os inimigos com fumaças tóxicas. Os índios tupinambás queimavam pimenta e usavam em forma de fumaça para afugentar seus inimigos.

Publicidade

O gás lacrimogêneo foi sintetizado em 1928 pelos americanos Ben Corson e Roger Stoughton e ganhou a sigla CS que eram de seus sobrenomes.

O gás lacrimogêneo é lançado em granadas ou latas de aerosol líquida que depois viram vapor.

Ao ar livre uma granada deste gás provoca uma nuvem de 6 a 9 metros de diâmetro. Em lugares fechados a concentrações é bem mais alta.

Os gás provoca lacrimejamento, irritação na pele, nos olhos e pulmões, queimação na boca, espirro e tosse. Também tem efeitos psicológicos como desorientação e pânico.

Se uma pessoa é atingida com o gás deve fugir e depois caminhar de braços abertos por um local ventilado, isto ajuda eliminar o produto das roupas. Não deve-se esfregar os olhos e lavar o rosto com água fria e sabão neutro só depois que não sentir mais nenhum sintoma o que deve levar de 20 a 45 minutos.

Outro perigo é que as informações toxicológicos não estão bem claras e quais são os danos pulmonares, cancerígenos e genéticos.

O exército é quem controla a venda do produto. O gás lacrimogêneo é recomendado em caso extremas, como briga de torcida, tumulto e rebelião em presídio, antes de usá-lo é indicado utilizar outros recursos como bala de borracha, armas de choque e jatos d’água.

Existem três tipos de gás lacrimogênio e o consumidor pode adquirir: CS (chlorobenzylidenemalononitrile), CN (cloroacetofenona) e o spray de pimenta que é feito com pimenta-malagueta misturada ao óleo de milho.

Alguns especialistas dizem que o gás brasileiro é mais forte contendo mais substâncias químicas. Já ocorreram casos em que as pessoas atingidas pelo gás espumaram pela boca. Também ocorreu um caso em que um bebê de cinco dias morreu em função do gás e ele morava perto do tumulto e foi atingido também.

Publicidade

Deixe uma resposta