Ecologia e Meio Ambiente

O que é Gás Natural?

O gás natural é um combustível fóssil encontrado na natureza em reservatórios muito profundos no subsolo terrestre ou marítimo. É originário da decomposição da matéria orgânica fossilizada de plantas e animais pré- históricos, fica acumulado em rochas porosas e geralmente é encontrado juntamente com o petróleo, e em seu estado natural é composto por: metano; etano; propano; hidrocarbonetos; ácido clorídrico; água; metanol e outros.

Publicidade

O gás natural é o que possui a queima mais limpa entre os outros combustíveis, causando o mínimo de impacto ao meio ambiente, muito utilizado como fonte de energia em indústrias, veículos e também em residências, sendo considerado o mais usado também. Comparado com outras fontes, o gás natural possui um custo de aproveitamento muito mais baixo.

Não sendo um gás tóxico, portanto se inalado não causa problemas a saúde das pessoas. Sua propagação na atmosfera pode ser feita com muita facilidade, devido a sua densidade ser menor do que a do ar, facilitando assim a sua dispersão se houver vazamentos. Quando utilizado como combustível automotivo reduz entre 50 e 70% os custos com o abastecimento.

Publicidade

Apesar de a PETROBRAS produzir uma grande quantidade de gás natural, devido ao crescente consumo no país nos últimos tempos, atualmente o Brasil precisa exportar da Bolívia para atender sua demanda.

O gás natural também não apresenta odor característico e possui um baixo poder calorífico que é a sua capacidade de gerar energia após realizada a combustão. Os gases que possuem maior poder calorífico são mais pesados e possuem maior perigo de explosões, pois são mais instáveis. Este gás possui diversos benefícios, como não polui o meio ambiente, não é um gás considerado perigoso, muito menos nocivo a saúde humana. Em seus usos o seu custo na maioria das vezes é muito menor do que de outros tipos de gás.

Publicidade

Deixe uma resposta