Profissões

O que é geneticista?

Profissional que pode atuar nas áreas de pesquisa de genes e doenças genéticas.

O geneticista é o profissional que estuda assuntos relacionados com a genética, como por exemplo os genes e a transmissão das características hereditárias. O profissional desta área pode trabalhar com pesquisa sobre animais, plantas, bactérias e vírus, preservando e recuperando o meio ambiente. Também atua no desenvolvimento de novos medicamentos.

Publicidade

Trabalha juntamente com a Biotecnologia e ajudando no avanço de novas tecnologias nas áreas de saúde. Atua em Universidades, Indústrias de Medicamentos, Laboratórios de exames genéticos e empresas agropecuárias.

Antigamente os gregos e egípcios estudavam à vinicultura para produzir queijos e de cervejas, usavam a biologia para desenvolver as pesquisas.

Publicidade

Depois começaram a usar a Ciência e conhecer melhor a estrutura dos micróbios para desenvolver vacinas, antibióticos e hormônios.

A genética só surgiu na década de 50 e os cientistas também estudaram os ácidos nucléicos.Descobriram então que os genes tem informação duplicada e passado de uma geração para a outra.O termo genética foi usado pela preimeira vez pelo cientista William Bateson em 1908.

O estudo dos genes também pode ser levado para implementar o cultivo de produtos como a soja, o algodão e a cana-de-açúcar. Também tem sido usada na pecuária trazendo mais retorno aos produtores.

O geneticista pode atuar na área de pesquisa estudando assuntos como a origem da Humanidade ou formas de prevenir e combater enfermidades relacionadas com a genética como por exemplo estudar a probabilidade de um casal ter filhos com determinadas doenças como problema cromossômico ou alteração genética que é o caso do casal que tem fibrose cística que pode trazer problemas ao embrião.

O salário de um geneticista gira em torno de R$ 6.000,00, mas um bom profissional com anos de experiência pode ganhar acima de R$ 15.000,00.

No Brasil há grande conhecimento nessa área. Escutamos notícias dizendo que o Brasil está pesquisando sobre genoma que é o conjunto de genes de um indivíduo e sua estrutura. O Brasil tem destaque neste área igualmente ao Estados Unidos, França e Japão. O algodão da camisa também sofreu este processo. Alguns nomes de geneticistas brasileiros são Mayana Zataz e Sérgio Pena.

O profissional pode desenvolver plantas ornamentais para aumentar a durabilidade da planta, ressaltar seu perfume ou até mesmo aumentar a produção. Já na indústria de bebidas ele cuida do aperfeiçoamento dos microorganismos que aumentam a produção do álcool.

Publicidade

Deixe uma resposta