Curiosidades

O que é geografia?

Seja no jardim, seja no ensino fundamental, ou até mesmo na vida adulta já na faculdade, a geografia está sempre ao nosso lado na vida, tanto dentro da escola quanto fora da mesma… mas isso nem sempre foi assim. Saiba como a geografia surgiu e suas principais funções neste post.

A Origem

O norme ‘geografia’ propriamente dito significa estudo da terra, ou seja, a geografia é a ciência que estuda as superfícies naturais, os fatores que causam suas alterações, os fenômenos naturais como ventanias, chuvas de granizo, etc e ainda estuda o impacto e influências que o ser humano tem no meio ambiente.

Publicidade

Se a geografia é nossa velha conhecida didaticamente falando, na história há registros de diversas pessoas que já estudavam a geografia há muito mais tempo atrás.

Estamos falando de registros datados de, aproximadamente, o século III a.C. na Grécia. Além de ser responsável boa parte das informações que temos hoje sobre o planeta e o mundo em que vivemos, a geografia costumava ser a melhor amiga de navegadores pois os mesmos se guiavam pelas características de determinado lugar para não se perderem e seguirem viagem na busca de especiarias. A geografia foi grande aliada também na descoberta do formato redondo da Terra, que por muito tempo foi citada como sendo quadrada.

Publicidade

Existem outros tipos de geografia?

Sim! A geografia não se limita apenas às formas da terra em que vivemos, mas é também grande aliada da tecnologia e da matemática. Alguns dos tipos de geografia existentes são:

Biogeografia: Mais associada com natureza-terra, a biogeografia tem em sua base muito dos fundamentos da botânica, por exemplo.

Geomorfologia: Além de estudar o solo característico de determinado lugar, estuda também o seu relevo e textura.

Hidrologia: É a parte da geografia responsável, por exemplo, pelo estudo dos lençóis freáticos (aqueles que se desenvolvem na camada abaixo do solo) e da hidrosfera.

Geografia Física: É a subdivisão mais abrangente da geografia. Estuda a física, o clima, a ciência, a fauna e a própria geografia em si como um todo, e as alterações que esses fatores resultam.

Geografia Humana: Como o nome sugere, a geografia humana é a subdivisão que estuda os efeitos que o ser humano pode trazer para o meio ambiente com a evolução da civilização, arquitetura, entre outros.

Geografia do Desenvolvimento: É a parte aliada à geografia humana, estuda maneiras possíveis do homem se desenvolver, valorizando qualidade de vida sem agredir a fauna e a flora.

Publicidade

Deixe uma resposta