Ciência e Matemática

O que é Geologia?

É importante para os homens pois está relacionada com a terra e o meio ambiente.

Geologia é a ciência que estuda a Terra, a matéria que a compõe, sua estrutura e textura e também sua história e origem.

Publicidade

A geologia é usada na exploração de minérios, construção civil e energia de terremotos. O profissional se chama geólogo, ele localiza recursos como o petróleo e o carvão, e também metais que podem ser ouro, ferro, cobre e urânio. Além de pedra pomes, argilas, quartzo, enxofre e cloro.

Estas matérias primas estão presentes no nosso dia-a-dia como por exemplo nas casas onde estão presentes os minerais, o concreto que feito com brita, areia e cimento. Já os tijolos são feitos com argila e as cerâmicas utilizados são de quartzo, argila e caulim.

Publicidade

A instalação elétrica apresenta em sua composição fios e cabos que são de cobre e alumínio, a parte hidráulica composta de PVC que é um derivado do petróleo. O computador apresenta transistores e chips feitos de quartzo purificado.

Através da geologia foi possível determinar a idade da Terra, que tem aproximadamente 4,6 bilhões de anos.

A geologia foi descoberta em 1778 por Jean-André Deluc e usada em 1779 por Horace- Bénédict de Saussure. A palavra geologia quer dizer geo que é terra, logos que é estudo.

A palavra também está relacionada com a geografia e a astronomia. Utiliza a química, física, matemática, biologia e antropologia.

No Brasil o conselho Federal de Engenharia, Arquitetura e Agronomia regulamenta a profissão e os conselhos Regionais fiscalizam a sua aplicação.

Antigamente o geólogo era um profissional da área rural e pesquisava minérios e petróleo, fazia o mapeamento geológico de lugares que não eram muito habitados, como por exemplo a Amazônia.

Nos dias de hoje atua nos centros urbanos, construindo pontes e túneis, resolvendo e administrando problemas de ocupação de vales e encostas e orientando os locais adequados para a colocar o lixo. Este profissional estuda até o meio extraterrestre, através de materiais coletados em viagens espaciais.

Para desenvolver seu trabalho utiliza imagens de satélites, fotografias aéreas, cartas topográficas, receptor GPS, bússola e outros equipamentos que facilitam o trabalho do profissional.

A geologia é dividida em alguns ramos como a Geologia estrutural ou Geostática que pesquisa a arquitetura e o arcabouço do subsolo. Já a Geodinâmica estuda os efeitos produzidos pelas forças das águas correntes, ventos, correntes marítimas, gelos em movimento.

Os geólogos ajudam a controlar as modificação no funcionamento natural da terra, que muitas vezes é afetada pelo homem trazendo tem aspectos negativos para a qualidade de vida e a saúde.

Publicidade

Deixe uma resposta